CRONOLOGIA

O Rotary Club de Jaboatão, no momento em que era presidente o Dr. Gláucio Veiga e Diretor da Avenida de Serviços à Comunidade, o Dr. Jackson Zeferino Vieira de Melo, resolveram criar o Instituto Histórico de Jaboatão, para cuidar da história, geografia e antropologia do município.

Em 12 de maio de 1973 aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Jaboatão, a sessão solene da instalação dessa nova entidade.

Os presentes que assinaram a ata são considerados sócios fundadores.

O primeiro Presidente do IHJ, aclamado por unanimidade, foi o Dr. Jackson Vieira de Melo.

As reuniões começavam a ocorrer em diversos locais cedidos gentilmente pelos diretores (SESI, Casa da Cultura, Colégios e etc).

A intenção do sócios era comemorar as datas festivas, estudar assuntos ligados a memória da nossa terra.

Abaixo temos a Cronologia descendente dos dias atuais até 12 de maio de 1973, quando tudo começou.

2007 

05 MAR - Escolhida a Comissão encarregada da programação das festividades do dia 12 de maio.

07 MAI - Aprovada a programação festiva da solenidade de inauguração das novas instalações do Instituto.

12 MAI - Sessão solene em comemoração ao 34º aniversário de fundação do Instituto, com as presenças do ex-Governador José Mendonça, autoridades, associados e seus familiares e pessoas gradas.

11 JUN - Escolhidos os associados Fernando de Barros Figueiroa­ Presidente, Jackson Zeferino Vieira de Melo e Jones Pinheiro para em comissão elaborar o Regimento Interno do IHJ Doação do Sr.Luiz Barbosa da Silva de uma fotografia dos concluintes da extinta Escola de Formação Profissional da REFESA Doação de um paletó, uma gravata e uma fantasia estilizada do frevo, que pertenceram a Família Brandão.

03 JUN - Doação da Srta. Lígia Veloso do estandarte do bloco carnavalesco “Falem de Mim.”

21 JUN - Realização do Workshop de História, destinado a professores, universitários e estudantes da rede de ensino de Jaboatão dos Guararapes.

20-24 AGO - Realização da Semana do Folclore com exposição de objetos, cartazes e exibição de números folclóricos. Premiação as escolas participantes.

25 AGO - Realização de um bingo na sede do Rotary Club de Jaboatão e o lançamento do livro de cordel “Jaboatão dos Guararapes de Ontem e de Hoje”, de autoria do cordelista Edivaldo Cobra.

05 OUT - Palestra da Presidente Adiuza Belo na inauguração da Quadra Polioesportiva da Escola Rodolfo Aureliano.

19 OUT - Noite das Famílias Jaboatanenses para homenagear”in memoriam” Clóvis José Cardoso dos Santos, João Eugênio Bezerra e Ubaldino da Costa Figueirôa. Posse dos novos associados Telma Maria Cardoso dos Santos, João Bosco da Costa Vieira, Luiz Carlos de Aquino Matos e Maria de Lourdes Lemos Souza.

05 NOV - Vista do Governador do Distrito 4500 do Rotary International Aluizio de Freitas Almeida, ocasião em que fez a oferta de dez livros para a Biblioteca Prof.Valdemiro Vieira. Aprovada a Resolução IHJ nº 02/2007 que disciplina a organização da Noite das Famílias Jaboatanenses.

30 NOV- Agraciado o IHJ com o diploma de personalidade de 2007 em solenidade ocorrida no Centro dos Ferroviários de Jaboatão, numa iniciativa da “Valença – Produções e Eventos.”

06 DEZ - Aprovada a Resolução IHJ nº 03/2007 que estabelece normas com vistas ao processo eleitoral Alterado o artigo 27 dos Estatutos para ser criada a Comissão de Atividades Culturais e de Eventos Doação da Federação Nacional das Transportadoras de Cargas de um computador e de uma impressora.  

2006 

30 JAN - Assembléia Geral Ordinária para eleição da Diretoria durante o período de 2006-2008.

20 FEV - Sessão solene em homenagem ao falecido carnavalesco Abdias Alves Ferreira, o Abdias das Burras.

06 MAR - Sessão solene em homenagem a pianista jaboatanense Amélia Pereira Brandão, mais conhecida como Tia Amélia

12 MAI - Sessão solene de posse da Diretoria eleita para o período 2006-2008 e lançamento da I Antologia do Instituto Histórico de Jaboatão

05 JUN - Reunião ordinária realizada na Biblioteca Municipal Benedito da Cunha Melo, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo seu Diretor O Sr. Moisés Pena Carvalho. Preparação do site www.ihj.com. br a cargo do Sr. Eugênio Lincoln.

16 OUT - Comunicação da assinatura da Lei nº 13.107, de 27.09.2006, pelo Governador José Mendonça Filho, cedendo ao Instituto, pelo prazo de 05 anos o prédio da antiga Cadeia Pública de Jaboatão.

10 NOV - Comemoração dos 296 anos do 1º Grito de República, dado pelo Jaboatanense Bernardo Vieira de Melo, no Senado da Câmara em Olinda e apresentação da Cadeia como sede do Instituto

 

©2020 Instituto Histórico de Jaboatão
by Eugênio Lincoln